quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Amsterdam (14/10)

Tomei um lauto café da manhã e fui de tram ao Museu Anne Frank, onde ela e a família ficaram escondidos na época do nazismo. Não há móveis na casa, mas em cada aposento há painéis explicando o que havia ali. Também há objetos, fotos, páginas do diário e depoimentos em vídeo, muito emocionantes.



Fila para entrar:


Na praça central, há guias turísticos que oferecem passeios gratuitos a pé (na verdade, o pagamento é por gorjeta, cada um dá o que quer). Fiz um desses tours com um guia chileno.

Dam Square, de onde saem os grupos:



Há várias opções de banheiros públicos (nenhum utilizável por nós, mulheres):







Na entrada do bairro da Luz Vermelha, há uma igreja. Os marinheiros pecavam e já compravam a absolvição. Alguns pagavam adiantado e ficavam com crédito. Hoje, funciona um centro de eventos no local.







Num certo ponto, o guia desatou a falar de marijuana e eu achei que talvez devesse inserir o tema na minha programação. Pedi que me indicasse um local confiável pra eu comer um muffin. Ele me deu o nome e o endereço e eu fui até lá, mas desisti da ideia porque estava sozinha.



Madame Tussaud:


Os bonecos são muito fake. Mesmo assim, tirei fotos com os bonitões.







Depois dos passeios, voltei pro albergue e fiz reserva para mais uma noite. Desta vez, não consegui um quarto só para mim. Tinha uma guria de Porto Rico e outra que eu só vi dormindo. A primeira me convidou pra sair com ela e um amigo, mas eu estava com preguiça de socializar. Saí sozinha, peguei o tram e desci numa praça mais animada.

Jantei num lugar em que dizia "carne uruguaia", mas a carne não tinha gosto.

Parei pra assistir a um artista de rua, que alegrou a noite. Só faltou um amigo pra dividir o momento. Compartilho aqui:



No início do show, um cidadão disputava com o cantor a atenção do público. O cantor se irritou e disse que encerraria a apresentação. O povo então se aproximou, fechou o círculo e ele voltou a cantar. O cidadão aparece no final.

2 comentários:

  1. Muito legal!! Meu sonho é conhecer a casa da Anne Frank. E o museu do Van Gogh, claro! Adorei o vídeo

    ResponderExcluir
  2. Eu tava hospedada bem na frente do museu, mas acabei não indo :-(

    ResponderExcluir