segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bruxelas (11/10)

Fui de ônibus até a fronteira com a Bélgica e não deu tempo de pegar o primeiro trem, às 7h55, de La Panne a Bruxelas. Fiquei passeando pela cidade, fotografei as ruas e o cemitério.







Saí de La Panne às 8h55. Ao chegar à estação, em Bruxelas, apreciei o aroma que eu voltaria a sentir em todo lugar, ao longo do dia: waffle com chocolate. Pedi um e comi com café e leite. Já na rua, decidi pegar um ônibus turístico para ter uma ideia geral da cidade.

Brazil rules:



A bandeira no topo indica que o rei está no palácio:



Arco do Triunfo belga:



Na foto abaixo, a sede da Comissão Europeia (edifício Berlaymont). Pelo que entendi, o prédio foi evacuado por conter amianto e está em reforma.



Prédios.



De acordo com o meu livrinho e a Wikipedia, o Atomium (abaixo) foi construído em 1958 para simbolizar o poder da energia nuclear. Com 103 metros de altura, representa um cristal elementar de ferro, ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as nove partes formando oito vértices. As esferas de ferro, com cerca de 18 metros de diâmetro, estão ligadas por tubos com escadas de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Como estava nublado e tinha pouco tempo, eu não subi.



Grand Place. Lindíssima:







Museu do Chocolate, bem sem graça:

<



Manneken Pis.



Viemos até aqui pra ver isso? (Li na web que há uma réplica da estátua em frente à sede do Botafogo, no Rio de Janeiro. Ela foi apelidada de "Manequinho" pelos torcedores e virou mascote do time.)





Comi um waffle simplezinho, com Nutella (o quarto, da esquerda pra direita, da primeira fila, de baixo para cima):

























Na volta a Dunkerque, não sabia direito qual era a parada e desci meio longe. Fui até a praia e caminhei pro lado errado. Passou um carro da polícia e eu perguntei "Le Grand Pavois?" e eles então me apontaram a direção certa.

2 comentários:

  1. Deveria ser proibida a divulgação de fotos de sorvetes neste blog... e quem está de dieta?

    ResponderExcluir
  2. É waffle com um monte de chantilly em cima. Nem eu que sou doçólatra me animo, fico no mais simplezinho com Nutella.

    Sorvetes liberados no sábado OU domingo!

    ResponderExcluir