terça-feira, 17 de março de 2009

reforma ortográfica

Li em algum lugar que a Academia Brasileira de Letras (ABL) havia finalmente lançado a nova edição do Volp. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. E que estaria à venda. Devo ter lido errado, porque agora fiz uma busca e descobri que ele será lançado na quinta-feira (19). Para quem não sabe, o Volp é uma lista de palavras da língua portuguesa, elaborada pela ABL, que indica a nós, povo, como escrevê-las de acordo com a língua padrão.

Amanhã (18), às 17h, o presidente da ABL, Cícero Sandroni entregará aos ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), Fernando Haddad (Educação) e Juca Ferreira (Cultura) o primeiro exemplar da 5ª edição da obra, destinado ao presidente Lula. O volume apresenta 349.737 vocábulos em 887 páginas.

Eu gostaria de saber sobre a edição na internet. Vamos ter que comprar o Volp? Ele sempre esteve online na página da ABL. Quando voltarão a publicá-lo lá?

***



Nos dias 27 e 30 de março, teremos, na Assembleia, um curso sobre a reforma ortográfica. Apesar de já vir adotando as novas regras e acreditar que as dúvidas possam ser resolvidas pelo Volp, gosto muito de ter aulas. Nunca fui daqueles alunos que parecem ter pulga na bunda e não conseguem ficar parados :)

2 comentários:

  1. Que expressão deliciosa: "pulga na bunda".

    Eu adoro aprender em aula (que é boa)
    Mas tô vendo que sofro de "pulga na bunda".
    Sou irriquieta, fazer o que?
    hahahahahaha

    Saudade! guria Marinella

    beijo da Mariza :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, acho que é expressão de amiga minha (Cristina), não tenho certeza.

    Ocorre mais em guri, né?

    Olha só, ainda não respondi os mil e-mails enviados porque cheguei agora há pouco de viagem :)

    Beijão!

    ResponderExcluir