terça-feira, 16 de novembro de 2010

aquele senhor grisalho de olhos azuis


Sábado, os vizinhos do Fabrício tiveram o prazer de ouvir a mais nova banda do pedaço. É mais um dos brinquedos do meu irmão, o RockBand, uma espécie de videogame. 

Meu tio esteve lá conosco e contou um episódio sobre a casa que está construindo num lugar lindo, numa região de colonização alemã (podia ser italiana). Não sei se o pedreiro foi buscar algum material ou o quê, mas o proprietário da loja de materiais de construção disse ao meu tio, por telefone, que ele teria que ir até lá pessoalmente para fazer uma ficha. Meu tio não entendeu por quê, podia passar os dados por telefone. Ele não aceitou. Meu tio acabou indo à loja, mas não precisou apresentar nada, estava tudo ok. Mais tarde, ao contar o ocorrido a uma amiga da região, ela fez um gesto apontando a pele para explicar o que houvera. Ele não entendeu, e ela foi mais direta: "Queriam ver a tua cor". Ele, que de criança sofria por ser muito branco, agora é bem atendido e lembrado como "aquele senhor grisalho de olhos azuis". 

Conto isso - na Semana da Consciência Negra - e registro uma entrevista que a Canciam comentou comigo na qual o psicanalista Contardo Calligaris afirma o seguinte: "É fajuto falar numa democracia racial no Brasil, ninguém acredita nisso". Mas, ao mesmo tempo, ele questiona: "Se você tiver um filho branco e ele se apaixonar por uma negra, onde seria mais legal para eles viverem, como casal, e para terem filhos?" 

A resposta dele é: "Acho que o Brasil seria um lugar". 

Bem interessante e, além de tudo, ele (o Contardo) é lindo. Para assistir à entrevista: Programa Roda Viva, em 8 de novembro.

2 comentários:

  1. Oba! Vou adorar ver o Calligaris! Acompanho ele no jornal e não sabia que ele foi ao Roda Viva! Obrigadão!

    Ah, e não precisava tirar nada de teu outro post! Sobre esse assunto das diferenças entre culturas ninguém se entende!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, tu vai te esbaldar, então. São quatro blocos. :-)

    Sabia que ele tem um blog? Eu achei quando procurava a entrevista: contardocalligaris.blogspot.com

    bjo!

    ResponderExcluir