sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

pai e mãe

A gente vai ficando velha e se torna mais sensível. Sempre achei bom quando pai e mãe se iam pra praia e me deixavam dona do campinho. Ou quando eu pegava um avião e sumia no outro lado do mundo. Continuo achando; no entanto, hoje, cada vez mais, me pego com sentimentos outros. E me ponho a reparar em detalhes: na escada imensa que vai pro telhado e indica que o pai anda subindo até lá, na mãe com seus milhões de fuxicos e os dedos espetados de teimosia, nos dois reclamando um do outro, dia e noite, e caminhando de chapéu toda manhã, na união contra o cachorro que não para de latir, no hidratante com cheiro de vick vaporub, nas árvores enormes, nos temperos, nas flores e nos chás plantados um a um, nas colchas de palhacinho que perduram nas camas e nos móveis que mudaram de lugar. Penso em tudo e penso que às vezes devia estar lá. E, quando penso nisso, penso que eles pensam que estou triste, que não tenho aonde ir. E que se estou longe é porque estou bem. Que me querem independente, mas não tanto.

Eu os quero independentes, como pais. Mas os papéis já se misturam na minha mente. Só na mente. No lado de fora, no lado visível, seguem os mesmos. Por conforto, por hábito, por querer prolongar nossa estada aqui...
Porque assim há de ser. Enquanto for.

5 comentários:

  1. é, eu também fico preocupada. Já me vejo xingando o pai por ficar tentando consertar as coisas em casa em vez de contratar alguém que o faça e brigando com a mãe por ela não passar protetor solar! Hum,. :)

    ResponderExcluir
  2. aliás, post lindo esse. Eu penso nisso também.

    ResponderExcluir
  3. tu sabe que não sou disso, né, Mir, fico com vergonha... mas postei, tá postado

    ResponderExcluir
  4. Ok. Aproveito para fazer minhas as tuas palavras. Sempre é mais fácil quando podemos nos apropriar do que as irmãs fazem de melhor, como escrever, neste caso.

    Pena que não adiante nada dar protetor solar 50 pra mãe. Ela ainda prefere usar fator 2. Quem sabe não substituímos o conteúdo de um tubo velho que ela ainda deve ter guardado por lá?

    Tá Comentado.

    ResponderExcluir
  5. Mas acho que dar um protetor 15 ajuda :)

    ResponderExcluir