sábado, 11 de abril de 2009

uvas venenosas

Acho que foi no ano passado que tive um pequeno piripaque - pequeno eu digo hoje, pois na época foi um fiasco grande. Eu estava em casa e comecei a sentir vontade de ir ao banheiro, ia até lá e nada. A cabeça doía, a vontade voltava, fiquei indo e vindo do banheiro, deitando no chão, me contorcendo, sofrendo por umas duas horas.

Como não passava, resolvi ligar pra minha mãe e dizer pra não me esperarem pro almoço. “Estou passando maaaaaaaaaaaaaaaal”. Minha mãe perguntou se eu queria que eles fossem até lá, eu disse que não precisava. Iam fazer o quê? Ela se propôs a ir igual, ia fazer um chá. Assim que desligou, fui até o quarto, chorei por uns dois minutos e o piripaque passou. Liguei de volta com vergonha do fiasco, mas era tarde. Já tinham saído. Minutos depois batiam à minha porta. Minha mãe com o almoço em mãos e o meu pai meio sem graça.

Pois bem, ontem à tarde me deu um negócio parecido. Um micropiripaque, que consistiu numa dor de cabeça forte e num mal-estar generalizado. Lembrando da experiência anterior, mesmo sem entendê-la, resolvi abreviar o processo. Liguei pros meus pais, que eu sabia estarem na praia, e relatei a situação. Assim que desliguei, fui pro banheiro e vomitei. Toda uva que eu tinha comido.

Mais tarde, no shopping com Vanessa L., sua mãe e sua filhinha Alice, contei o episódio. A mãe da Vanessa concluiu que foram as uvas. Também ela teve uma reação alérgica. Não vomitou, mas ficou com a pele toda empipocada.

Não sei. Pode ser. Há certos detalhes comuns aos dois episódios que prefiro deixar de lado. O determinante foi a uva. O chato é que eu adoro uva. E ainda tem na geladeira.

Vou comer bem devagarinho e com consciência e vamos ver se dessa vez me safo.

8 comentários:

  1. deixa pra la testa dura.......

    ResponderExcluir
  2. vejo que o terremoto passou longe...
    como vai?

    ResponderExcluir
  3. ficou triste que passou longe?
    Estou bem, tenho saudade do brasil...
    Um dia quero voltar com a minha familia :-)
    Eu espero que vc nao seja triste ainda comigo.
    Queria saber muitas coisas ... pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Era só o que faltava... uma família calabresa batendo à minha porta!

    ResponderExcluir
  5. talvez não sejam as uvas, mas o agrotóxico...

    ResponderExcluir
  6. Sim, concordo. O agrotóxico que colocam nas uvas. Assim, as pobres e deliciosas uvas não podem ser comidas.

    ResponderExcluir
  7. Olha que carinhas parecidas vocês receberam, girls!

    Vocês têm razão, o mais correto seria "uvas envenenadas"! Mas não passei mal na segunda vez, lavei-as bem, coloquei vinagre e comi devagar.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pimentão, o morango e a uva são os produtos que mais contêm agrotóxico:

    Pimentão: das 101 amostras coletadas em supermercados para exame, 65 (64,36%) continham agrotóxicos em quantidade muito superior ao que é permitido.
    Morango: 36,05%
    Uva: 32,67%
    Cenoura: 30,39%

    No ano passado, o campeão era o tomate (este ano, o percentual caiu para 18%).

    Mas não é só a quantidade que é preocupante. A Anvisa também encontrou nos alimentos substâncias proibidas no Brasil.

    ResponderExcluir