quinta-feira, 9 de abril de 2009

lusófonos, participai

A Editora Positivo, que publica o Dicionário Aurélio, está aberta à colaboração de ativos e nativos falantes da língua portuguesa. Diz a responsável pela edição (Valéria):

“Você já procurou alguma palavra no Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o Aurelião, e não a encontrou? Qual palavra era? Se esse for seu caso, por favor, envie essa palavra para mim. Estão aqui incluídas palavras de todos os tipos: técnicas, gírias, estrangeirismos etc.”

Quem passa o recado é o Antônio, da Vanessa, por isso as contribuições podem ser enviadas a ele:

Antônio Venâncio Jr.
antoniov@positivo.com.br
tel: 55-41-3218-1014
www.editorapositivo.com.br

***


A minha dissertação de mestrado versou justamente sobre novas palavras. Com o auxílio do meu orientador, professor Félix, criei uma taxonomia para os neologismos e apresentei orientações sobre como lidar com eles nos dicionários e no texto jornalístico. Foi um aprendizado grande, muito interessante, embora eu nem sempre o aplique (pensar cansa e coerência dá trabalho!). Um dia desses publico um resuminho por aqui.


***


Eleito por 115 votos, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira será o homenageado do XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Ismael de Lima Coutinho ficou em segundo lugar, com 101 votos, e Carlos Henrique da Rocha Lima em terceiro, com 76 votos.



O evento será de 24 a 28 de agosto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e as inscrições podem ser feitas pelo site www.filologia.org.br/xiiicnlf.

O problema é que no mesmo exato período (24 a 28 de agosto), realiza-se a 13ª Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, com participação de Zuenir Ventura, Ignácio de Loyola Brandão, Pierre Lévy, Moacyr Scliar, Nélida Piñon, Guilherme Fiúza e muitos, muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário