quinta-feira, 14 de maio de 2009

meu mundinho

Às vezes, quando resolvo sair um pouco do meu mundinho (mundinho = espaço imaginário onde tudo sai como se deseja, todos pensam como nós, concordam com as nossas ideias, apoiam nossas iniciativas e aqueles que não as aprovam tropeçam no próprio pé ou são fulminados por um raio; onde nossas qualidades brilham em seu ápice e as dificuldades não precisam ser postas à prova; onde todos, mesmo os mais bem acabados, são sempre mais feios, mais sujos e menos inteligentes do que nós; onde o passado nos orgulha, o presente nos aquece e o futuro nos pertence)... Então, quando abandono um pouco esse lugar e ensaio uns passinhos lá fora, no mundão, a sensação que tenho é a de estar num teatro. Nada original, reconheço; diz o Seicho-No-Ie: “A vida é um palco onde VOCÊ é o protagonista”, mas é o que me ocorre. Vejo a ópera-bufa em pleno desenvolvimento, com seus personagens patuscos, e me sinto um deles. Sou um deles. Só não sei bem ao certo que papel me pertence, então, às vezes, me canso e volto para a plateia; depois, canso da plateia e subo ao palco de novo.

Numa escala maior, é o que se dá quando algo no mundo nos une - um avião atingindo as torres gêmeas, uma copa do mundo, um clipe we are the world. Nessas horas, sempre me vejo na plateia, buscando um extraterrestre ao meu lado para perguntar: “E aí, que tal?”.

A resposta pode ser qualquer coisa, de “patético” a “comovente”.

***


Mudando de saco pra mala, desculpem se a pergunta é burra, nunca gostei de física:


É que coloquei água para ferver, ao mesmo tempo, em dois recipientes: uma grande chaleira para o meu chá e uma canequinha para cozinhar um ovo. Por que a chaleira agora borbulha violentamente enquanto a canequinha parece nem se dar por si?

2 comentários:

  1. Hipótese: a proporção do diâmetro do fundo da canequinha para a boca do fogão é diferente da proporção entre o fundo da chaleira e a boca do fogão, afetando a eficiência da chama no aquecimento da água. Que tal?

    ResponderExcluir
  2. Bah, que complicado!

    Mas valeu o esforço, Sílvia, vou examinar com atenção na próxima vez! :o)

    ResponderExcluir