sábado, 28 de março de 2009

hora do planeta

[caption id="attachment_650" align="alignleft" width="250" caption="WWF: You can help, stop global warming"]you can help[/caption]

Pela primeira vez, o Brasil participa da Hora do Planeta, um ato simbólico, promovido pela WWF, no qual todos somos convidados a apagar as luzes durante uma hora para demonstrar preocupação com o aquecimento global. A campanha foi lançada em 2007 em Sidney, na Austrália. No ano passado, envolveu 371 cidades de 35 países. Neste ano, foram 2.848 cidades de 83 países.

Já ficaram às escuras hoje alguns dos principais cartões-postais do mundo, como o Coliseu, em Roma, e a ponte Golden Gate, em São Francisco. Em Porto Alegre, em poucos minutos, serão apagadas as luzes da estátua do Laçador e da Usina do Gasômetro.

Quem quiser participar deve apagar as luzes de casa (computadores também?). Neste sábado, das 20h30 às 21h30.

***




[caption id="attachment_656" align="alignleft" width="250" caption="Parece o queijo gouda que deixamos hoje no carro, hein, Vanessa..."]Parece o queijo que deixamos hoje no carro, hein, Vanessa...[/caption]

Há uma infinidade de artigos na internet questionando a existência de uma relação entre o aquecimento global e as atividades humanas e até mesmo do aquecimento global em si. Quem tem razão? Não sei. Mas uma coisa me parece evidente: ainda que não na forma e/ou nas proporções apregoadas, a atividade humana interfere sim na saúde do planeta.

Alguns contestadores (buscados no google):



Andrew Marshall: Recentemente foi apresentado no Canal 4 do Reino Unido o documentário The Great Global Warming Swindle (A grande burla do aquecimento global) que afrontou o discurso político oficial de que o "aquecimento global" e as "alterações climáticas" são causados pelas atividades humanas.

O documentário, com o testemunho de muitos cientistas e especialistas do clima (...), apresenta como causa principal das alterações climáticas as variações da atividade solar. É, apesar de tudo, uma teoria [que se contrapõe a outra, mas que não esgota o assunto]. Assim que se começou a dizer, estranhamente, que o "debate está concluído", porque em ciência o debate nunca está concluído, começaram a aparecer perguntas, que deviam ser respondidas, e a surgir novos temas que conduzem a avanços da ciência [climática].

Marcel Leroux: O aquecimento global é uma hipótese fornecida por modelos teóricos. Baseia-se em relações simplistas que anunciam um aumento da temperatura, proclamado mas não demonstrado. São numerosas as contradições entre as previsões e os fatos climáticos observados diretamente. A ignorância destas distorções flagrantes constitui uma impostura científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário