segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gent: adoração do cordeiro místico e castelo medieval (13/10)

Peguei o ônibus e o trem novamente, desta vez para Amsterdam, com escala em Gent, uma cidade linda na Bélgica. Algumas das atrações são a Catedral de Saint Bavon, que abriga um quadro célebre, “A Adoração do Cordeiro Místico”, pintado pelo artista flamengo Jan van Eyck, em 1432, e o Castelo dos Condes.



Dentro da catedral, para ver a pintura de Van Eyck, é preciso pagar 4 euros. Também há uma cópia, em papel fotográfico, numa das capelas, mas vale a pena conferir o original. O visitante recebe um fone de ouvido e um aparelho que fornece informações em francês, inglês, alemão, flamengo, espanhol e italiano.



A obra de Van Eyck compõe-se de 20 painéis: 12 na frente e mais oito na parte de trás, que se tornam visíveis quando o quadro é fechado. Esses múltiplos painéis fazem dele um “políptico” (eu entendia "político", sem o p, e não sabia por que o chamavam assim). Segundo a narração, a pintura representa a redenção (do homem).

(A catedral também abriga uma obra importante de outro pintor famoso, Rubens: “A entrada de San Bavón na abadia de Gent”, de 1624.)



As explanações foram longas, mas interessantes, e consegui sair da igreja ainda com sol lá fora.



















Também vale a pena conhecer o castelo medieval que pertenceu aos condes de Flandres. A construção é do século 12. No local, há um museu com uma coleção de armas e armaduras, uma réplica de guilhotina e exposição dos métodos de tortura da época.





























Deixei Gent e segui para Amsterdam, com parada forçada na Antuérpia, que dizem também ser linda, mas onde fiquei apenas uma meia hora.



Cheguei no albergue, em Amsterdam, quase às onze da noite, sem reserva. Só havia quartos mistos para seis pessoas ou femininos também para seis pessoas. Perguntei se entre os femininos não havia um mais vazio, que não estivesse todo ocupado... Dei sorte. Tinha um só pra mim! Limpinho, novinho, um brinco.





2 comentários:

  1. Noooossa! Nunca vi um albergue assim! Esses (quase) nórdicos se puxam!!! Tem coisas aí que um mochileiro nem saberia usar! hahahaa!

    ResponderExcluir
  2. E tinha luzinha de cabeceira em cada cama, cofres, secador de cabelo...

    ResponderExcluir